top of page

SCANNERS CORPORAIS SÃO INSTALADOS NA PENITENCIÁRIA - Dois aparelhos foram montados e devem começar a

Já estão instalados, um na Penitenciária Industrial e outro na Penitenciária Agrícola de Chapecó, dois Scanners corporais para auxiliar nos trabalhos de revista de presos e visitantes que entram nas unidades da cidade. Com o equipamento é possível substituir a revista íntima – também chamada de revista vexatória – feita por agentes, pela vistoria utilizando o aparelho que emite raios-x. Os equipamentos foram locados pelo Governo do Estado e além de Chapecó, outras unidades prisionais do Estado receberam o aparelho.


O engenheiro eletricista, Bruno Domingos da Silva, da empresa VMI – responsável pela instalação dos aparelhos – explica que os Scanners corporais são semelhantes aos que existem em aeroportos internacionais. “A pessoa se posiciona dentro do aparelho e a esteira se desloca, durante esse tempo são emitidos raios-x que vão atravessar a pessoa, atingir as placas detectoras e gerar uma imagem no computador, que será analisada pelo operador”, explica. O processo dura sete segundos. Além do equipamento de raios-x, computadores com o sistema operacional para as operações foram instalados nas unidades.

Foto: Bia Piva - Diário do Iguaçu

Foto: Bia Piva - Diário do Iguaçu


Com o equipamento é possível identificar a presença de metais e objetos orgânicos com a pessoa ou mesmo aquelas dentro o organismo. “Desde armas, serras, celulares e também a presença de drogas. O operador poderá perceber as tonalidades e formatos diferentes desses objetos dentro do organismo ou no corpo das pessoas”, diz. Segundo ele, a quantidade de raios-x que são utilizados pelo equipamento é menor do que o recomendado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cenen).


Menos constrangimento


O diretor do Complexo Prisional de Chapecó, Felipe Filipiacki, destaca que o equipamento vai ajudar a resolver o problema da entrada de celulares e drogas. “Principalmente de detentos que participam de trabalhos fora da unidade e retornam no fim do dia para o regime semiaberto. Com o Scanner isso não vai mais acontecer”, enfatiza.

Outro problema que será solucionado com o aparelho é a questão da revista íntima. “Sempre foi uma situação muito contestada pelas pessoas. Agora não vai mais ter aquele constrangimento da revista nem para o visitante nem para o servidor”, diz.

Segundo o diretor, a média de pessoas que passam por procedimentos de revista na Penitenciária Agrícola (Pach) é de aproximadamente 300 pessoas/dia. Já na Penitenciária Industrial (PICH) a média é de 100 pessoas/dia. “Na Industrial, como é unidade exclusiva para presos do regime fechado, será utilizado quase que exclusivamente para os visitantes. Na Pach temos o fluxo diário de presos do regime semiaberto e visitantes”, explica.

Foto: Bia Piva - Diário do Iguaçu

Foto: Bia Piva - Diário do Iguaçu


Os agentes que vão operar o equipamento receberão capacitação nesta semana e a previsão é que o aparelho comece a funcionar nos próximos dias. “Esse é um anseio de todo o Sistema Prisional do Estado. Foram priorizadas as unidades maiores, com mais fluxo de pessoas. Aqui no complexo, vai facilitar muito o trabalho”, finaliza o diretor.


Fonte: Diário do Iguaçu

Link: http://www.diariodoiguacu.com.br/noticias/detalhes/scanners-corporais-so-instalados-na-penitenciria-em-chapec-34873





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page